terça-feira, março 04, 2008

Google Earth

Ontem, depois da minha esposa me chamar a atenção para o software, instalei no meu computados o Google Earth.
O programa é simplesmente fantástico!
É inacreditável as potencialidades que hoje temos diante de nós à distância de um click.
Passeei a uma altitude agradável sobre alguns dos meus locais favoritos: Interlaken (+ Jungfrau), Las Vegas, ....., Alverca.
Estive a ver as vistas a partir da torre CN em Ontário no Canadá; vistas fabulosas!
Viajei ao longo da costa da Galiza onde pretendo passar as férias este ano: Vigo, Pontevedra, Corunha. Até me familiarizei com os arredores do hotel na Corunha onde a minha esposa fez a reserva para a estadia.
Passei sobre o meu prédio e na pista de aterragem do DGMFA até está identificado no parqueamento a existência de 2 aviões Junkers.
Nos anos 80, quando andava eu no Instituto Superior Técnico, as minhas aulas de informática tinham por base um computador IBM360. Tínhamos que perfurar umas centenas de cartões, cada um com a sua instrução e depois entregá-los ordenadamente na informática para correr o programa. Como as máquinas perfuradoras marcavam mal a tinta as linhas dos programas, se deixássemos cair a pilha dos cartões ao chão (como me aconteceu uma vez), nunca mais aquilo era programa e o computador passava a vida a dar erro. Íam dezenas de horas por água abaixo
Hoje passeamos alegremente ao PC pelo mundo fora. Podemos conhecer o mundo inteiro sem nos levantarmos da cadeira.
Para além disso, podemos (caso tenhamos a tecnologia) enfiar um míssil exactamente no local pretendido, face à meticulosa indicação de longitude e latitude de cada lugar.
Passaram (apenas) cerca de 30 anos.
Como será a tecnologia dentro de outros 30?

Sem comentários: