quinta-feira, janeiro 18, 2007

Educação cívica

Já se reparou, que 90% das pessoas, não sabem o que dizer quando entram numa sala de espera ou num elevador e nomeadamente quando saem? Tanto novos como mais velhos!
Já se reparou que muitas pessoas não sabem como utilizar um simples guardanapo à mesa?
E que em alguns casos, nem devidamente usam uma faca ou um garfo?
Quantas pessoas sabem socorrer feridos numa emergência?
Quantas pessoas julgam que se pode engravidar ou apanhar SIDA através de um beijo?
Quais são as funções da Procuradoria Geral da República? E as do Provedor de Justiça?
Ora bem, na sequência do meu escrito anterior, vivemos em sociedade e felizmente num Estado de Direito (quantas pessoas não sabem o que é um Estado de Direito?).
Daí que independentemente de crenças religiosas ou outras, temos que aprender as regras mínimas de comportamento em sociedade. Temos que perceber os problemas e desafios que se nos colocam diariamente e como os ultrapassar. Temos que conhecer as nossas instituições (nacionais e internacionais). Perceber para que servem, porque foram criadas.
Assim, entendo que a escola para além de ser uma instituição com o objectivo de promover a instrução, deveria também promover a educação.
Desde a mais tenra idade deveria haver uma disciplina de educação cívica que seria tanto mais aprofundada, quando mais maduros fossem os instruendos, versando assuntos como seja:
Etiqueta e boas maneiras
Anatomia Humana
Educação sexual
Hegiene
Regras de trânsito
Hábitos alimentares saudáveis
Diversidade cultural e religiosa
Instituições nacionais e internacionais (seu funcionamento e interligações)
Preservação do meio ambiente
Psicologia comportamental
Problemática do alcool e da droga
......

Enfim, temas que regulam ou estão relacionados com a intercomunicabilidade e vivência humana.
Ferramentas que nos permitam uma melhor integração na sociedade e um melhor entrosamento para atingir fins comuns.

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