quinta-feira, setembro 01, 2005

Passagem da Alemanha para a Aústria: Scharnitz & Innsbruck

Nas minhas caminhadas por terras germânicas, outra paisagem que me impressionou foi a passagem da Alemanha para a Austria em Scharnitz. A estrada já após a fronteira, passa por um túnel que rasga os Alpes. Quando saímos deste, deparamo-nos com uma pradaria coberta de neve, rodeada pelas montanhas dos Alpes, também carregadas de neve. Mais uma vez tive de encostar de imediato o carro na berma (sem fazer pisca-pisca), tal foi a violência da imagem que de repente se abriu diante dos meus olhos. De imediato peguei no telefone e liguei para a minha mulher e para os meus pais, com o triste propósito de tentar descrever o que de tão belo os meus olhos estavam a observar. Não tão extasiante como a Kochel-Walchensee, mas com um sentido estético, que me fez estremecer os neurónios.
A seguir tomámos a auto-estrada e fomos até Innsbruck.
Innsbruck, está metida num vale entre montanhas. Tem muitas charretes puxadas por cavalos para turistas passearem (como Sintra), muita gente na rua, mas.......nota-se que se saíu da Alemanha. O asseio das ruas já não é o mesmo. Já existem paredes pintadas por pseudo-artistas frustados (ou vândalos, conforme o sentido estético de cada um).
Interessante, é a quantidade de eléctricos que servem a povoação. O emaranhado de cabos eléctricos de alimentação é algo que nunca tinha visto em parte nenhuma do Mundo.
A gasolina como é mais barata que na Alemanha, e o passeio a Innsbruck é algo que muitos turistas Alemães fazem habitualmente, estes, antes de reentrarem na Alemanha, fazem como os portugueses em Espanha: atestam o depósito até ao gargalo. Lá como cá, o procedimento é idêntico quando se mexe no bolso das pessoas.
Na fronteira, não nos podemos esquecer de comprar o dístico, se queremos circular pelas auto-estradas austríacas. No nosso caso, tal não foi necessário visto termos ido apenas a Innsbruck e o troço de auto-estrada que nos leva lá, não ser pago.
Passeio muito bonito com imagens bem diferentes daquelas a que estamos habituados a ver.
Um almoço muito agradável, num restaurante tipicamente austríaco.

1 comentário:

Ana disse...

Agora assim derepente apeteceu-me dar um grande saltinho e fazer uma viagem assim... Um abraco