segunda-feira, setembro 19, 2005

Civismo

Na passada semana, fui fazer um curso de formação em Lisboa. Durou toda a semana.
Como bom ecologista que penso que sou, decidi utilizar os transportes públicos, para além do facto de não ter pachorra para conduzir em Lisboa. Neste caso:
- Comboio de Alverca para Entrecampos;
- Metropolitano de Entrecampos para a Rotunda;
- e vive-versa.
O curso iniciava-se à 9:00 e terminava às 13:00.
Desde há muito tempo, o único transporte público que utilizava periodicamente era o avião. Fiquei espantado com a diferença que encontrei:
1. Os comboios da CP andam “milimetricamente” a horas: cheguei à empresa 3 dias às 14:12 e 2 dias às 14:11. Apenas 1 minuto de diferença entre a hora máx. e min. de entrada. Em termos estatísticos é um luxo!
2. No metropolitano, nomeadamente às horas de ponta em que estes andam mais cheios, as pessoas já se começam a comportar de forma civilizada: 1º deixam sair as pessoas libertando a zona de acesso das portas e só depois é que entram;
3. Na rua as pessoas já se começam a desviar umas das outras. Não se anda nas ruas aos encontrões, como se quiséssemos andar todos à chapada com todos; como se culpássemos o próximo, pelas dificuldades económicas que sentimos.

Fiquei deveras surpreendido! Já começamos a ter comportamentos parecidos com povos mais civilizados e transportes que cumprem horários!

Continuamos a atravessar as passadeiras com o sinal vermelho para os peões, mas se conseguirmos continuar neste ritmo de civismo, estou convencido que também vamos conseguir lá chegar.

Será que tive sorte, ou de facto a mentalidade dos portugueses está a mudar?
Tal como os judeus durante o Êxodo, já andamos há muitos anos no deserto (31 anos). Pode ser que estejamos no início do caminho da Terra Prometida!
Eles andaram 40 anos......

Sem comentários: