quinta-feira, agosto 25, 2005

Munique – Cerveja

Como é sabido, os Alemães adoram beber cerveja. Não aos copos como nós, mas às canecas grandes. A sorte deles é que a sua cerveja tem em média um grau alcoólico inferior à nossa. Se assim não fosse, era uma desgraça.
No centro de Munique, perto de Marien Platz, existe uma dessas grandes cervejarias. Esta que visitei, tem particularidades que as nossas não têm.
É uma área muito grande, onde no meio estão 5 a 6 músicos vestidos com trajes tradicionais a tocarem e cantarem música tradicional alemã, em alto som.
As pessoas praticamente só bebem, não comem nada, e enquanto o fazem houvem a música, cantam as músicas que se vão tocando e conversam em voz alta, em grande festaria. Por analogia, para quem conhece os desenhos animados do Astérix, parece o banquete final na aldeia dos gauleses, após todas as peripécias acabarem em bem.
As mulheres que servem às mesas com trajes também tradicionais, trazem para as mesas 8 a 10 grandes canecas de cada vez. Até faz impressão como conseguem agarrar tantas canecas ao mesmo tempo, para além do peso que tal carga representa. Elas são todas mulheres encorpadas, pelo que estão habituadas ao trabalho.
O ambiente é tão informal, que até nós, nos sentimos de imediato bem. É de facto algo que merece ser visto.
Para além disso, numa sala mais reservada, existe um depósito de canecas. Isto é, as pessoas, têm canecas guardadas com o seu nome, e quando vão à cervejaria, só bebem na caneca deles. À canecas com centenas de 100 anos, que foram passando de pais para filhos, como se tratasse de um ritual.
O mais impressionante em tudo isto é de facto a forma exuberante como os alemães se divertem, como se nada no Mundo os preocupasse,....., nem mesmo se o céu lhes caísse em cima da cabeça.

Sem comentários: