sábado, setembro 10, 2011

Ontem foi um dos dias mais tristes da minha vida

Ontem fui acompanhar o corpo do meu tio do Mosteiro dos Jerónimos ao cemitério do Alto de São João.
Ainda hoje, tenho dificuldade em falar sobre o assunto.
Custou-me muito! Eu gostava muito dele e ele de mim!
O meu tio, foi o meu mentor, incentivador intelectual durante toda a minha vida.
O meu modelo como ser humano, como comunicador, como referência no campo do conhecimento. Adorava conversar com ele. Ele conseguia como ninguém estimular os meus neurónios, os meus sentidos.
Sempre o conheci com um livro no colo. Lia tudo o que lhe aparecesse pela frente, versando fosse que tema fosse.
Esta busca incessante pelo conhecimento talvez proviesse do facto de ser Professor da Faculdade de Medicina de Lisboa. Quiçá, a necessidade que teve de obter respostas enquanto director do serviço de doenças infecto-contagiosas do Hospital de Santa Maria.
Fosse porque motivo fosse, hoje sinto-me mais pobre; muito mais pobre .... e sobretudo com uma tristeza interior difícil de descrever.
Parece que me amputaram uma parte do meu corpo!
A minha tia dizia-me ontem com as lágrimas nos olhos que eu era muito parecido com ele. Respondi-lhe que infelizmente não valia 1/10 da pessoa que ele era, em inteligência, em conhecimento, como ser humano, como comunicador, como respeitador do seu semelhante.
Era um homem íntegro, e que defendia convictamente as suas posições.
Brilhante no raciocínio.....um verdadeiro delírio como conversador.
Por tudo isto, e por ter perdido tudo isto, me sinto hoje muito triste.
Descansa em paz Tio, após teres vivido uma vida plena de sensações.
Obrigado por tudo o que me ensinaste!
Eu nunca te esquecerei!

3 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Um abraço, Artur.

Anna^ disse...

Ele só deixou de estar presente fisicamente...sabes disso :)

beijinho

cristina carreira disse...

O que se recorda das pessoas que se gosta é o prevaleçe! Por isso para a frente um beijinho sentido!