terça-feira, maio 12, 2009

Veículos híbridos

Ainda sobre o assunto dos automóveis, eu não tenho dúvidas que a tecnologia híbrida será uma realidade num futuro próximo. Uma realidade transitória até à altura em que os veículos passarão a funcionar apenas com o auxílio de um motor eléctrico.
Os veículos pesados continuarão durante bastantes anos a funcionar a diesel, mas os veículos particulares de passageiros.......passarão à tecnologia híbrida. Quanto aos aviões pouco haverá a fazer também.
Neste momento, 2/3 do mercado de veículos de passageiros são movidos por motores diesel, face à reduzida carga fiscal a que este combustível está sujeito. Trata-se apenas de uma conveniência política.
É do conhecimento geral que, refinar um litro de gasóleo é mais caro que refinar um litro de gasolina. No entanto, para evitar um acréscimo significativo na taxa de inflação, nos preços dos produtos que são transportados por via rodoviária, “subsidiou-se” o gasóleo e o resultado está à vista. Que o digam as coisas que guardo na garagem e que estão todas pretas das partículas libertas pelos veículos movidos a motores diesel.
Veja-se o exemplo do Reino Unido em que os preços de ambos os combustíveis é similar ou ainda o exemplo mais real dos Estados Unidos, em que o gasóleo é bastante mais caro (aliás, como deveria de ser também na Europa), não tivessem os políticos europeus vistas tão curtas.

Sem comentários: