terça-feira, abril 07, 2009

Hipocrisia política

No passado Sábado fui almoçar ao McDonalds com a minha família.
Estava a olhar para o brinquedo que a minha filha recebeu e tal como outros brinquedos mencionava: “Made in Vietnam”.
Assaltou-me à cabeça o seguinte:
- Este “Vietnam” é o mesmo país onde à cerca de 30 anos morreram dezenas largas de milhar de soldados americanos?
- Sim.
- Mas.....houve uma queda do regime vietnamita?
- Não.
- Então, a filosofia dos líderesa políticos modificou-se com o passar do tempo?
- Não.
- Então porque que é que os Estados Unidos dão trabalho, contribuem para a riqueza de um país, que dilacerou o coração de tantos pais e mães americanas?
- Porque financeiramente é mais favorável pôr lá o trabalho e deixar milhões de americanos em casa, no desemprego.
- ....mas politicamente falando.......?
- Esquece. A política submete-se à vontade económica. Quem manda no Mundo são os grandes grupos económicos que controlam o poder político!
Em suma, estamos em presença de mais uma hipocrisia política.

No princípio do século XX, o Kaiser na Alemanha aborreceu-se com a Rainha de Inglaterra (de quem era primo) e desencadeou-se a 1ª Guerra Mundial, onde morreram milhões de pessoas.

Já na idade média era assim. Um senhor feudal aborrecia-se com o vizinho e lá iam os servos morrer em nome do bom nome do seu senhor.

Hoje,........, as coisas não são muito diferentes.

Nota Final:
....e ainda querem que eu volte às urnas para votar, eleger, esta cáfila de malandros?
Não! Dificilmente me voltam a apanhar nas urnas!
Só se passar a ser obrigatório.... e mesmo assim voto em branco!
Bem dizíamos no nosso tempo no Instituto Superior Técnico que: padres, políticos e militares, não eram pessoas de confiança.
Dizem uma coisa e fazem outra!

Sem comentários: