sexta-feira, setembro 29, 2006

Instituto Superior Técnico

Ontem, dia 28 desloquei-me ao Técnico, para assistir a um evento no âmbito da 3ª semana aerospacial.
Há pelo menos 12 a 15 anos que não entrava lá.
Fiquei abismado! Mal reconheci a escola onde eu tanto ri, sofri, chorei.
O pavilhão de Mecânica está na mesma, agora com uma enorme torre onde era o jardim interior.
Os pré-fabricados (chamados A’s) onde tinha as minhas aulas de desenho e onde nos estiradores estavam registadas as chapas de matrículas das “meninas” que andavam ao ataque junto ao Instituto Nacional de Estatística, deram também lugar a um enorme edifício.
Existem cafés com esplanadas por tudo quanto é sítio. Até o BPI, tem agora uma dependência bancária. Não são apenas máqs. multibanco. São funcionários bancários, com gestores de conta. No meu tempo éramos pelintras, ferverosos utilizadores do Metropolitano e da CP, que lá tínhamos uns trocos para ir comer uma sandes ao bar do pavilhão principal. Um dia, até encontrámos um camarão num rissol. Um camarão num rissol!!! Ficou durante muito tempo exposto pendurado num cordel, visto que quem não visse não ía acreditar.
O novo pavilhão de Civil é um luxo. Grandes anfiteatros, confortáveis, com sistemas multimédia. No meu tempo, haviam apenas os do pavilhão central de “suma a pau”, que ao final de uma aula de 1:30, já não sabíamos como posicionar o traseiro.
A rapaziada, anda de automóvel, mota e portátil às costas. Agora até existem salas onde se pode ficar a estudar 24 horas por dia. No meu tempo, às 2 da manhã éramos postos na rua.
Ainda me lembrei do dia em que o meu programa de computador em centenas de cartões perfurados (na altura o computador era um IBM 360), me caíram ao chão. Havia cartões por todo o lado, com o vento a ajudar. Como as instruções (uma por cartão) eram praticamente ilegíveis, porque as fitas de impressão não prestavam, tive que correr o programa várias vezes, até conseguir pôr os cartões pela ordem certa. Outros tempos!
Só os bancos do jardim onde eu namorava com a minha esposa, são os mesmos.
Estão ali investidos uns milhões de contos.
Até me deu vontade de voltar às aulas.
Gostei!

Sem comentários: