quinta-feira, junho 29, 2006

Londres e Bristol II

O museu de cera da Madame Tusseau, também me surpreendeu pela positiva. É espectacular a semelhança das figuras expostas com a realidade.
A certa altura, sentei-me num banco ao lado de um indivíduo que se encontrava a dormitar. Estranhei ver uma pessoa num museu a dormir. Só depois de olhar com atenção é que verifiquei ser um boneco. Fui enganado. Espantoso! Espectacular!
Como não podia deixar de ser, existe uma sala com toda a família real britânica (nobless oblige!). Noutras salas poder-se-ão ver destacadas figuras da política, desporto, cultura... Um museu a não perder. Existe um parecido (muito mais pequeno) na Grécia em Ioannina, mas sem o esplendor e qualidade deste. Penso que abriu agora um também em Lisboa, mas que ainda não tive a oportunidade de o visitar.

Como estavam uns dias excepcionais, Hyde Park encontrava-se repleto de gente, muita dela sentada em cadeirinhas com os homens em tronco nu, aproveitando o sol. Era interessante observar, que os muçulmanos se dividiam em 2 grupos (homens e mulheres). Nunca se misturam e sempre vestidos. Culturas.....
A relva apresenta uma limpeza exemplar. Não há resíduos mal-cheirosos de canídeos, como aqui em Portugal. Os donos são obrigados a apanhá-los e pô-los no lixo. Tive o prazer de observar vários casos.
Por todo o lado se vêm simpáticos esquilos, que vêm ter connosco pedindo comida.

A “Tower Bridge” que parece nos postais uma ponte taciturna e antiga, é na verdade com os seus arcos metálicos pintados em côr azul clara e quando banhada pelo sol, uma estrutura leve e esteticamente muito bonita. O mesmo se passa com a maioria dos monumentos por que passámos.

No regresso de Bristol encontrámos Londres debaixo de chuva. De facto a diferença é da noite para o dia. Parece mais fechada, mais claustrofóbica, triste se assim se pode dizer; mas com sol aberto, é linda.

Não se pode é comer de faca e garfo. Para além de se verem poucos restaurantes, estes são absurdamente caros. Temos que nos ficar pelas sandes e “fast food”, que também alimentam e muito mais de acordo com a nossa carteira.

Seja como for: uma cidade a não perder.

2 comentários:

Anna^ disse...

Era uma cidade que eu gostava de visitar.O C. já lá esteve e gostou muito,acho até que partilha da tua opinião.
Mas o que eu gosto destas tuas narrativas;quase que consigo visualizar as coisas.E deixa que te diga que tu és muito observador...até pareces tripeiro AH AH AH AH.
Continua que eu estou a gostar :)

beijinho ":o)

Reflexões disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.