sábado, novembro 05, 2005

A vida raramente é fácil

Na passada 2ª feira, estava em frente à televisão a dormir, quando de repente tive uma das piores sensações da minha vida. Parece que o corpo injectou algo no sangue e o meu coração entrou em profunda arritmia; a tal sensação que já uma vez descrevi como um motor de um carro a trabalhar com um cilindro a menos. Sente-se uma desaceleração e profunda descompensação do ritmo cardíaco.
Tentei manter a calma para que a minha mulher não se apercebesse, mas não é fácil. Fica-se com os músculos todos rígidos, parecem pedras, as mãos a tremer de forma incontrolável e uma dificuldade extrema em caminhar, como se o cérebro não fosse mais o orgão que tudo comanda. A sensação de que a vida chegou ao fim, passa na nossa cabeça, o que não ajuda nada a situação.
Dirigi-me à casa de banho, porque fiquei imedatamente com os intestinos desfeitos, tomei um calmante e meti-me na cama. Nestas alturas, o calmante não faz qualquer efeito, pelo que estive acordado até às 4 ou 5 horas da manhã. Por fim o cansaço vence e adormeço. O cansaço profundo é o resultado que fica depois de ultrapassada a tempestade. Parece que fui a correr de Lisboa ao Porto sem parar. A prostração mantém-se durante muitas horas, mesmo depois de acordar, até que o corpo recupere. Sinto-me um morto vivo.
A morte assusta-me! Assusta-me porque tenho uns pais incríveis, uma mulher e uma filha lindas. Familiares dos quais gostaria de poder usufruir da sua companhia durante mais uns bons anos.
Não fumo, não bebo, não faço noitadas, tomo comprimidos para baixar o colesterol, calmantes, tenho vindo a baixar o meu peso (hoje em dia 76Kg para 1,68Mt de altura), já fiz ecografia ao coração e ao estomago, electrocardiogramas (vários), análises de sangue a tudo e um par de botas,.....tudo indicando que tenho “apenas” a doença do século: o stress.
Faço 20 ou 30 Km de bicicleta, não sinto nada. Após uma hora ou duas de paragem, lá vem um nervoso miudinho acentuado. Treino bicicleta em casa, idem. Faço amor, uma hora ou duas depois, lá vem o nervoso miudinho outra vez..
Estou cansado desta situação!
Dizem-me que deveria consultar um psiquiatra. Para quê? Para saber toda a minha história desde pequenino e depois dar-me comprimidos para me pôr quase a dormir? E o trabalho quem o faz? Se me ausentar, é certo e sabido que quando voltar, alguém já se abarbatou com o trabalho!
Os meus pais dizem-me que deveria relaxar; que sempre fui uma pessoa com uma vontade férrea, e que portanto deveria dar a volta por cima. Bonita frase! Mas qual é o interruptor que devo desligar? Na cabeça são milhões!!! Qual é o fusível que está a funcionar mal? É possível descobri-lo?
O meu tio que é médico há muitos anos, ex-professor da faculdade de medicina, costuma dizer, que quando nos pomos a estudar a “massa cinzenta”, chegamos à conclusão que não sabemos nada de nada sobre o seu funcionamento.
O que por exemplo nos leva a reconhecer que ontem à noite comi castanhas cozidas?
A verdade é que estou numa encruzilhada de difícil solução. Uma coisa sei que me relaxa: ler, ler, ler, ler......tudo! Desde gestão a engenharia, de história a aeronáutica. Isso abtrai-me de maus pensamentos e permite-me “estar comigo mesmo sem fantasmas”. Pena é que o tempo que tenho não seja muito! Gostava de poder sair mais cedo do emprego e enquanto a minha mulher e a minha filha não chegam, ler, estudar, ir ao computador voar com o meu simulador de voo.....mas e depois? Quais as consequências? Lá se vão os cerca de 500€ da isenção de horário, que sempre fazem falta para os custos com a educação de uma criança. Lá vamos ter que começar a contar as moedas. Vivi anos a fio, com o problema dos salários em atraso do meu pai. Isso desgastou-me profundamente. Não quero voltar a esses tempos de forma nenhuma!
Bem, então e ao fim de semana? Bom, se tiro tempo para mim, deixo de ter tempo para estar com a minha mulher e a minha filha, que são as coisas que mais adoro neste mundo.
Como eu gostava que inventassem uma pílula que evitasse a necessidade de dormir! São as 8 – 8,5 horas mais desperdiçadas do dia que se pode ter. Como eu invejo o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa que só precisa de 3 a 4 horas de sono. A mais valia que isso lhe traz é incrível!
Seja como for, tenho de encontrar uma solução de compromisso, se quero cá andar mais uns tempos e se possível sem recurso a comprimidos. Não sei é qual é a solução.
Tenho de continuar à procura da solução. Tenho que encontrar uma solução. Tem que haver uma solução. Não posso ficar 24 horas por dia com os sentidos em alerta máximo, à espera de uma dor, uma pontada. Não posso viver à espera do minuto em que vou ficar esticado e hirto. Parece que estou 24 horas por dia a jogar à roleta russa.
Será que estou a ficar louco? Será a isto, que se chama de andropausa?
Estou cansado.........muito cansado!

2 comentários:

Jorge Oliveira disse...

Fiquei profundamente impressionado com a sinceridade e desabafo do teu relato. Esta vida realmente não é fácil e vivemos num mundo de correrias, competição e “stresses”. Gostava de poder dizer algumas palavras de ajuda e incentivo, mas não me ocorrem muitas mais senão as que Jesus proferiu:
"Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6:31-34

Quanto buscamos o Reino de Deus e confiamos nele como dador e suprimento da nossa vida e lhe entregamos toda a nossa preocupação, temor e stress, mais paz, realização e descanso virá à nossa vida. Experimenta lançar sobre Deus tudo o que te apoquenta e certamente Ele vai cuidar de tudo.
Experimenta confiar no Senhor Jesus e na sua Palavra.

Deus te abençoe poderosamente.

Paula disse...

Olá artur.
Gostei muito de ler o que escreveste, pq a tua sinceridade é mto grande.

Compreendo tão bem muitas das coisas que falas, apesar de ser mais nova que tu (calculo) e ser mulher.

Cansaço....................... Não é nada fácil lidar com ele... Percebo tão bem essa situação de ter de encontrar-se uma solução... parece que é algo que grita dentro de nós... Por mais coisas agradáveis que façamos, parece que essa ansiedade, esse sentimento que por vezes não se explica, volta sempre, está sempre lá, apenas fica adormecido.

O teu "problema" é o stress... os pensamentos que teimam em aparecer... e que produzem esse sentimento... o meu problema (sem aspas) foi uma depressão... situaçoes diferentes mas que produzem sentimentos mto semelhantes.

Sabes, tal como tu, eu fazia de tudo: namorava, lia (tb me relaxava e relaxa, o pensamento abstrai-se), e tantas outras coisas anteriormente agradáveis mas que pareciam n ter mto efeito nessa fase... "PORQUÊ?" era o que eu mais pensava nessa altura.

Sabes, a única coisa que pôde acalmar o meu íntimo, tranquilizar-me, dar-me paz, sossego, pensamentos calmos e serenos foi mesmo o meu melhor amigo... se o meu melhor amigo fosse humano, não poderia fazer isso. Poderia falar com ele e ficar aliviada durante algum tempo apenas, e depois tudo voltava...

Mas o amigo que encontrei nessa altura não foi um amigo humano: foi um amigo divino, que até aquele momento n me fazia mto sentido. Não acreditava nele, por mais que me falassem d'Ele.

Aos poucos, depois de estabelecer essa relação de amizade com Ele, o meu interior foi acalmando, eu fui, aos poucos, sendo feita numa pessoa nova.

Como é bom viver essa paz... que não pode ser apenas dita pelos outros, tem de ser experimentada.

E o desafio que te faço é: porque não experimentas? Só tu, tu próprio... experimenta...

"Prova e vê que o Senhor é bom."

Um beijinho!