domingo, setembro 11, 2005

Parque de Campismo Campimeco

A Campimeco é um parque de campismo junto à Aldeia do Meco, sobranceiro à praia das Bicas. Ao contrário do que é normal, praticamente não existem no parque roulotes ou tendas. O parque divide-se em alvéolos de 50 ou 100m2, onde em cada um deles existem residênciais; i.e., caravanas com 6 ou 8m x 3,5m, com quartos, sala de estar, casa de banho,...., i.e., todas as mordomias que temos em casa. Estas normalmente são personalizadas pelos compradores antes da sua manufactura, pelo que dificilmente existem duas com interiores iguais.
Na área comum, existe um parque infantil (onde a minha filha adora passar o tempo), duas piscinas (uma para os pequeninos, onde a minha fica de molho), dois campos de ténis, um mini-golfe, um campo de futebol de salão, salão de jogos electrónicos, um restaurante, um café, um quiosque de jornais, mini-mercado, etc, etc, etc.
A praia tem um areal sem fim (11 Km), chegando até à Costa da Caparica, apenas interrompida pela saída da Lagoa de Albufeira. A paisagem junto à praia é soberba, não se vislumbrando quaisquer edificações humanas. Mar bravio, onde se fiva sem pé facilmente, areia grossa, temperatura da água para homens de barba rija.
Os meus pais possuem uma residencial num alvéolo de 100m2, desde 1989. A área a descoberto é integralmente revestida por relva, entrecortada por 3 grandes pinheiros.
É este oasis a cerca de 60 Km de Lisboa, que eu utilizo ao fim de semana para recarregar baterias.
Adoro estar debaixo dos pinheiros refastelado numa cadeira articulada, lendo um livro, dormindo ou simplesmente contemplando as rolas e os pardais, que pupulam de árvore em árvore. Todos os fins de semana levo o meu minidisk comigo, e para variar fico sempre a ouvir os pássaros.
Em Agosto é de longe o melhor sítio onde se podem passar férias, com a excepção dos Sábados e Domingos, claro. Como os residentes passam ali os fins de semana durante todo o ano, nas suas férias grandes, preferem debandar para outras paragens, para mudarem de ares. Essa é exactamente a altura para pensar o contrário e ficar por lá.
Entra o Setembro e o Outubro, os dias ficam mais frescos, há menos gente, e até os fins de semana, parecem dádivas dos deuses: silêncio, quietude, espaço para meditação, reencontro connosco próprios, troca de idéias.
Com o fim da época balnear, começa-se a pensar na pesca da praia (“surfcasting”), aos robalos e aos sargos. Infelizmente e devido à pouca idade da minha filha, “tenho faltado aos treinos”, reservando mais o pouco tempo que tenho para a acompanhar nas suas descobertas.
É um santuário excepcional. Este ano, lembrámo-nos (eu e a minha mulher) de comprar uma tenda, para dormirmos no jardim. Tenho 43 anos e nunca tinha dormido numa tenda. Comprámos uma que se abre em 2 segundos, 2 sacos-cama, 1 candeeiro a pilhas e........é maravilhoso! Adormecer com o cheiro dos pinheiros a perfurarem os nossos pulmões e acordar com o despertar dos pássaros.
É mesmo um sítio do outro mundo, para passear, pescar, andar de bicicleta, restabelecer as energias....e aqui tão perto!

4 comentários:

Ana disse...

eu tb adoro dormir com o barulho da natureza e o meco é sem duvida um sitio a visitar quando voltar de vez... um abraço

Vilma disse...

Não faças muita publicidade, senão lá se vai o sossego! ehehehe

Unknown disse...

eu concordo, nao faças muita publicidade¡¡¡
Boa, eu quisera ir lá, ao camping, podes dizerme si tem pagina web, ou si posso alugar umo e mais ou menos seu costo?, o meu email é prohibidoporti@hotmail.com
Desde jà muito obrigado

raul valente disse...

isso é fazer inveja, espero brevemente ter uma caravana e fazer de casa de férias porque já ai acampei e acho o parque excelente, tambêm pesco e costumo ir para as bicas, havemos de pescar