quarta-feira, maio 29, 2013

Grande Lição

Nós todos os dias aprendemos algo.


Por vezes, somos violentamente abanados, com o que aprendemos.

Foi o que me aconteceu hoje.

Ao longos dos meus 25 anos de trabalho, sem dei às empresas onde trabalhei, tudo o meu melhor esforço e dedicação,....., mas esqueci-me de mim.

Uma das situações que mais me marcou na vida, foi o calvário dos salários em atraso com que o meu pai foi forçado a conviver anos a fio, sabe Deus com que sacrifício.

Eu quando acabei o meu curso, entendi que deveria ajudar as empresas onde iria trabalhar até ao limite das minhas forças, para que os funcionários com que trabalhasse (e seus familiares), nunca sentissem na pele tal flagelo, visto que no meu caso, face ao meu nível instrucional seria sempre mais fácil mudar de emprego.

Assim procedi sempre ao longo da minha vida profissional.

46, 48 horas de trabalho semanal, passou a ser uma rotina habitual.

Acontece que me esqueci de mim mesmo; esqueci-me que os tempos mudam, e é preciso fazer reciclagens permanentes para nos mantermos tecnicamente a um nível superior.

Nomeadamente, forem aparecendo certos softwares, aos quais nunca dediquei muita atenção.

Esses programas agora passaram a ser standard nas empresas e eu hoje deparei-me que alguns deles não domino.

Foi um choque tremendo para mim. Foi um confrontar com uma realidade,a qual deixei passar ao lado por muito tempo.

Mas aqui o Artur, passado o choque, não é homem para se deixar abater.

Está na altura, de deixar de pensar como funcionário por conta de terceiros e encarar-me como empresário por conta própria prestador de serviços.

Não será uma mudança de 8 para 80! Será sim uma mudança para 40!

No centro é que está a virtude.

Sem comentários: