terça-feira, janeiro 20, 2009

Olá Papá!

Por muito estranho, ou não, que possa parecer, o momento diário mais feliz que tenho, é quando ao final de um dia de trabalho abro a porta de casa e ouço a minha querida filha dizer:
- Olá Papá!
Tenho muita dificuldade em descrever o que sinto por dentro quando aquela vózinha mágica pronuncia esta frase.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

A instabilidade leva a novos patamares de estabilidade

Os fetos quando atingem os nove (9) meses de gestação, sentem-se desconfortáveis, sem espaço no ventre materno e instintivamente "pedem" para nascer.

Se olharmos para os adolescentes que nos rodeiam, verificamos, que por volta dos vinte (20), trinta (30) anos, a co-habitação com os seus progenitores, vai-se tornando cada vez mais difícil. Aumentam os confrontos de valores (diferentes) entre pais e filhos, culminando com a sua saída de casa, para irem morar sózinhos ou criando novos laços com parceiros com formas de vivência similares, por vezes através do matrimónio.

Mudemos de dimensão. Costumamos acreditar que o Mundo vive a três (3) dimensões, mas eu sempre entendi que o Mundo é multi-dimensional.

Regressemos por breves momentos ao século XIV. Nessa época na Europa viviam-se tempos de crise profunda, estávamos no final da Idade Média. A fome, a guerra, o desemprego, a miséria, as doenças incapacitantes e mortais, grassavam por toda a Europa. Foi nessa altura que alguns visionários, começaram a prescutar os mares a partir da costa, perguntando a si mesmos, o que haveria para além do horizonte. Assim se deu início ao fabuloso empreendimento dos Descobrimentos, a partir de Portugal e Espanha, primeiramente. Iniciou-se a era do Renascimento.

O ser humano é acomodado por natureza. Tirando um punhado de Homens instáveis, e com espírito empreendedor, a maioria não age assim. O ser humano tem sempre tendência para reagir a impulsos externos, nomeadamente àqueles que lhe são desagravéis ou que põe em causa o seu "status quo". Se nada disso acontecer, acomoda-se.

Mudemos novamente de dimensão. Pensemos no que se está a passar no Mundo inteiro presentemente: a recessão económica, os problemas ambientais crescentes, a escassez de recursos naturais e de alimentos, a super população.

Não serão estes as primeiras contracções de uma gravidez, para que dentro de algumas dezenas de anos, o Homem parta à procura de novos Mundos, de novos planetas, para que possa recomeçar a vida de novo. Não será a altura de o Homem conquistar novos céus e novas terras?

É interessante verificar como o número de países interessados na exploração espacial, tem vindo a aumentar exponencialmente: Estados Unidos, Rússia, União Europeia, China, Japão, Índia, Brasil, só para citar os mais conhecidos.

Que venha uma nova ordem internacional, uma nova mentalidade, um novo desejo de conhecimento, um novo paradigma de vida, uma nova era.

Não sei se ainda serei vivo para testemunhar as primeiras etapas, mas despindo-me de preconceitos e chinelos, gostaria de participar na medida das minhas forças e capacidades, em toda esta nova caminhada da Humanidade, que considero inevitável.

domingo, janeiro 18, 2009

Coisas de sonho

O blogue Coisas de mim!, lançou-me um desafio.O mesmo consiste em:
a. escrever uma lista com 8 coisas que sonho fazer ou com as quais sonhe
b. convidar 8 bloguistas a responder ao mesmo
c. comentar no blog de quem partiu o desafio
d. comentar no blog de quem desafiamos
e. publicar as regras

Bem, então aqui vai a minha resposta, por ordem de preferência:
1. Ter uma capacidade intelectual 40 a 50 vezes superior à que tenho, para melhor compreender o Mundo que me rodeia
2. Ter mais tempo disponível para aumentar o meu conhecimento global; para estimular o meu intelecto.
3. Fazer um Mestrado em Gestão, na Universidade Católica
4. Ser dos primeiros a adquirir o novo telemóvel Nokia N97, quando for lançado nopróximo Verão.
5. Fazer a viagem de uma vida. Em Janeiro/Fevereiro, passar uma semana em Interlaken na Suíça e poder fazer a viagem de comboio até Jungfrau (Picos da Europa).
6. Comprar uma mota Yamaha T-MAX
7. Comprar um carro novo: Honda CRV
8. Ter uma vivenda com a possibilidade de ter um escritório para mim (com uma bela livraria) e um bonito relvado na frente, para brincar com a família ..... e o cão.

Quanto ao ponto b., não conheço bloguistas, pelo que não posso passar o desafio a ninguém.
Isto deve-se à tal falta de tempo, para comunicar com terceiros.