quinta-feira, janeiro 12, 2006

Jogos de azar

Acho uma certa graça, quando vejo a azáfama de alguns colegas meus juntando-se para jogarem no Euromilhões com múltiplas, quando há Jackpots.
Se percebesse um pouco de estatística desistiriam desta idéia, que é apenas um sorvedor de dinheiro.
Se não vejamos:

EUROMILHÕES
Escolher 5 dígitos em 50 possíveis + 2 estrelas em 9 possíveis.
- nº de combinações possíveis: 76.275.360

TOTOLOTO
Escolher 6 dígitos em 49 possíveis.
- nº de combinações possíveis: 13.983.816

JOKER
Escolher um nº com 7 algarismos
- nº de hipóteses: 9.999.999

Pergunto, o que é que eu ganho em jogar no Euromilhões com 756 apostas ou com duas?
Passo a probabilidade de ganhar o 1º prémio de 0,0000026 % para 0,00099%. Brilhante! Em termos relativos multipliquei a minha probabilidade de ganhar 378 vezes, mas na verdade, em termos absolutos a minha probabilidade é praticamente a mesma!

Uma coisa é verdade: se não se jogar, tem-se uma probabilidade de 100% (certeza) de não sair.

Trata-se tudo de uma pura questão de sorte, caso as máquinas não estejam viciadas, o que assumo que não estão.

Claro que nunca nos podemos esquecer do lado humano. A Santa Casa da Misericórdia ajuda uma vasta população desfavorecida pela vida, a ultrapassar as suas insuficiências diárias. Isto é algo meritório que merece sempre a ajuda de todos nós.

4 comentários:

Lucia disse...

Se não jogarmos não sai de certeza por isso para que grandes apostas, se com apenas 2 euros também se pode acertar no primeiro prémio, eu cá já registei o meu, agora é esperar pela sorte e ver o que me calha...

Beijinhos e bom fim de semana

Jorge Oliveira disse...

Artur, tu é que tens razão, basta fazer contas!

jaime fernandes disse...

A probabilidade de ter o “azar” de não sair nenhum prémio parece ser maior! lol

Os meus 2 Tesouros!!! disse...

Olá, estava a ler o seu blog qd deparei me que temos uma coisa em comum somos pai e mãe de filhos com a mm idade, sim nasceram no mesmo dia e no mesmo ano mas com a particularidade de eu ter um menino e vçp uma menina...em relação ao euromilhões não passa de pura sorte se a tivermos tanto o ganhamos com apostas de 2€ ou com apostas de 10€, o q é mm certo é que só quem ganha é quem joga isso n há mm duvida alguma...
Se quiser pode passar pelo meu blog: http://doistesouroslindos.blogspot.com

Bjkas
Claudia e seus 2 tesouros lindos