quinta-feira, dezembro 01, 2005

Grécia (Ioánnina)

A paragem seguinte foi em Igoumenitsa, no norte da Grécia.
Aí assisti a mais um exercício 3º mundista.
Estávamos em plena efervescência na zona dos Balcãs, que daria lugar semanas mais tarde à terrível e cruel guerra civil na Jugoslávia.
Quando o barco aportou, fomos recebidos por um esquadrão militar armado até aos dentes; até metrelhadoras tinham trazido. Aquilo parecia um teatro de guerra. Dava a impressão que estava a viajar num cruzador em vez de um paquete de recreio.
As autoridades subiram a bordo e quiseram verificar os passaportes um por um de todos os passageiros, antes de se proceder ao desembarque.
É fácil advinhar o pandemónio que tal situação ocasionou. Esta situação atrasou o desembarque em cerca de 2 horas.
Após as autoridades terem acedido ao desembarque, dirigimo-nos para os autocarros, para realizar a excursão. Lembro-me que haviam 3 destinos traçados, mas que devido ao atraso do programa, só poderíamos visitar 2.
Como bons portugueses que somos, deu logo direito a discussão. Havia um indíviduo do Porto, casmurro, que armado em intelectual, queria porque queria ir a Ioánnina ver um teatro grego. Tanto forçou, que lá conseguiu convencer o resto do pessoal a ir ver o teatro. Houve direito a um enorme sarrabulho por isso, no autocarro.
Chegados a Ioánnina, saltou imediatamente do autocarro e a passo acelerado foi ver o monumento. Ainda o resto do grupo se dirigia para o local, já o indivíduo se vinha embora, dizendo que não valia a pena perder tempo, porque era apenas um amontoado de calhaus. Mais valia ir a outro sítio.
Mas o que é que aquela inteligência estava à espera de encontrar passados 2.000 e tal anos?
O grupo retorqui-lhe que não! Tínhamos decidido ir ali, e agora íamos todos visitar o local histórico. Quando regressámos ao autocarro, estava ele já lá dentro com cara de poucos amigos.
Acabou por ser um episódio divertido, à conta de um tipo burro e iletrado. Quando se viaja em grupo, estamos sempre sujeitos a estas coisas.

Sem comentários: