domingo, outubro 09, 2005

“Entrapment” (Armadilha)

Ontem estive a rever o filme “Entrapment” (Armadilha) com o Sean Connery e Catherine Zeta Jones.
Aquilo é que são 2 ladrões profissionais de primeira água. Claro que aquilo é filme, mas temos exemplos brilhantes como o assalto ao comboio de Londres ou em Portugal o episódio Alves Reis.
Se há coisas que eu de facto odeio são maus profissionais.
Cada qual tem a profissão que tem. Uns são médicos, outros advogados, engenheiros, ladrões, electricistas, prostitutas, pedreiros,......., o que seja. Agora, o importante é que no seu ramo de actividade, sejam bons profissionais.
Um indivíduo que rouda por esticão, deveria ser condenado a 1 ano de pena por roubo, mais 10 anos por não saber roubar; por não ser um profissional capaz.
Sempre entendi, que para se ser um bom profissional é necessário 20% de inspiração e 80% de transpiração. A inspiração é inata, divina. A transpiração depende da vontade e abnegação das pessoas.
Não me considero um indivíduo inteligente: paciência! Dos 20% de inspiração posso aproveitar 4 ou 5 %. Agora, sinto-me na obrigação de dar senão 80% de transpiração, pelo menos 70%.
70% + 4 ou 5% já dá cerca de 75% de capacidade de realização. Não sendo brilhante, não posso encarar o valor como sofrível ou medíocre.
O desleixo, a falta de vontade, de querer, causam-me a maior indignação e desprezo!
Aquilo que nos diferencia dos outros animais é a capacidade de raciocínio, de aprendizagem e realização. Se somos estúpidos e displicentes, o que nos distingue de um verme, um cão ou um rato?
Odeio gente estúpida e inculta!

Sem comentários: